segunda-feira, 7 de abril de 2008

Microsoft, Toshiba e frustração

Quem me conhece, pode atestar: sou um incorrigível crítico e um estudioso consumidor. Alhos e bugalhos à parte, resumo: possuía um pequeno notebook da Averatec, pequeno mas notável. Contudo, nesse mundo de voraz atualização, acreditava que os cavalos do motor de meu computador já estavam apangarézados. Assim, o vendi, por preço justo e pequeno (usado, usado!), e municiei-me de uma nova máquina, impressionante e brilhosa, um Toshiba com 2 GB de memória, 250 GB de HD, processador de núcleo duplo 64 BIT... rapaz, isso devia andar a 240 por hora. Contudo, ignorei que mesmo para uma engenhoca dessa potência, havia carga de algumas toneladas em cima. O peso injusto e imposto se chamava Windows Vista. Obviamente, expectativa legítima de que novo equipamento com novo preço pago traria coisa melhor, me vi diante de algo pior do que o velhinho e um pouco arranhado notebook anterior, que carregava um Windows XP. Infames estes japoneses Microsóftfilos. Contudo, para as maracutaias padronizantes, existem milhões de técnicos em informática e truques de nerds de computador... aí mandei formatar e colocar o XP. Uia, claro, se uma maquinona dessas sofre com toneladas vai voar com algumas centenas de quilos. Contudo, minha frustração foi maior ainda: descobri que o Vista veio praticamente soldado aos metais do notebook, pois, (desculpem o excesso de metáforas), os drivers, ou seja, as coisinhas que fazem as partes do notebook funcionarem não existem para o XP... Assim, fica bem resumido se eu disser: compre nosso super-ultra-mega notebook com configuração utilizável pela Nasa, mas vc só pode andar com ele carregando o malfadado e imprestável Vista, que pesa mais do que o K2 em cima do seu pé. Não me lembro de ter lido algum contrato que me obrigava a usar o Vista... De qualquer modo, vcs entenderam. Antes de comprar algo, levem seu cronômetro à loja com os tempos do seu antigo computador devidamente anotados, pois o óbvio de que o mais novo é melhor até porque é mais caro... é mentira gosmenta. Hasta.

Um comentário:

Urano disse...

Acabo de adquirir maquininha idêntica à sua (Toshiba, inclusive). Poderei aquilatar se compartilharei de sua frustração nos próximos dias!